terça-feira, 20 de maio de 2008

"DO CLAUSTRO" volta a se apresentar em São Paulo

A produção da Cia. Mestremundo de Histórias, "Do Claustro", peça escrita por Ruy Jobim Neto, que tem no elenco as atrizes Débora Aoni e Carolina Mesquita, sob direção de Eduardo Sofiati, retorna a São Paulo em maio, em dois locais na Cidade. Primeiramente fará uma apresentação única e aberta ao público no dia 24 de maio, sábado, às 20h, no ECAL (Espaço Cultural Alberto Levy) e uma apresentação fechada a convidados dia 29 de maio, quinta-feira, às 16h, no Teatro do Ópera Buffa, na Praça Roosevelt.

A peça conta a trajetória de Irmã Mariana (Débora Aoni), uma freira clarissa enclausurada no primeiro monastério feminino do Brasil, o Convento de Santa Clara do Desterro, na Salvador do final do século 17. Ela está à beira da loucura e apaixonada por um poeta-advogado que se encontra preso e ameaçado de degredo para a África. Para salvar seu amado, ela precisa contar unica e exclusivamente com a ajuda de Irmã Cecília (Carolina Mesquita).

Muita sensualidade e toques de atabaques da Bahia, numa história que retorna aos tempos do poeta barroco Gregório de Matos, quando as filhas dos poderosos senhores de engenho, donos das fazendas de cana-de-açúcar, eram colocadas em conventos para salvaguardar o nome e a religiosidade das famílias abastadas.

Depois de cumprir temporada de estréia em São Paulo, onde se apresentou de janeiro a março no Espaço dos Satyros 1, passando logo em seguida pelo Fringe 2008, durante o Festival de Teatro de Curitiba e fazer todos os finais de semana de abril no Rio de Janeiro (na sede da Cia. de Teatro Contemporâneo, em Botafogo), a peça arrebatou público e crítica. Numa das oportunidades, inclusive, o elenco e o autor da peça abriram meia hora de conversa com os alunos de pós-graduação do prof. Ronaldo Vianfas (da UFF) - o maior especialista brasileiro em sexualidade e Inquisição no Brasil Colônia -, no último domingo da temporada carioca da peça.

Imagens de "Do Claustro" podem ser vistas neste link do blog da Cia. Mestremundo de Histórias, feitas por Carlos Jansson, durante o Festival de Curitiba 2008.

Serviço:
MAIO / 2008 - (apresentação aberta ao público) no ECAL (Espaço Cultural Alberto Levy). Av. Indianópolis, 1570 - Planalto Paulista (Zona Sul da Cidade), dia 24, sábado, 20h. Ingressos a R$ 10.
MAIO / 2008 - (apresentação restrita a convidados) TEATRO DO ESPAÇO ÓPERA BUFFA. Praça Roosevelt, 82 - Consolação (Centro) dia 29 de maio, quinta-feira, às 16h. Estacionamento perto do local a R$ 5,00.

Nenhum comentário: